[vc_row full_width=”stretch_row” parallax=”content-moving” css=”.vc_custom_1553545949939{padding-top: 150px !important;padding-bottom: 150px !important;background-image: url(https://fisiocorpilates.com.br/wp-content/uploads/2019/03/lsvt.jpg?id=540) !important;}”][vc_column][vc_column_text]

LSVT BIG

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][somnus_featured_text]

Embora o uso de medicamentos específicos seja bastante eficaz no alívio de muitos dos sintomas iniciais do Mal de Parkinson, está provado que quanto antes o paciente começar a se exercitar fisicamente, melhor, não devendo se adiar essa decisão, esperando que as limitações decorrentes da doença se agravem e as funções fiquem comprometidas, com perda do equilíbrio e rigidez dos movimentos.

O LSVT BIG é um método intensivo de fisioterapia e terapia ocupacional, que treina o paciente com dicas e estratégias para realizar melhor as atividades básicas do dia a dia, de forma mais natural, a qualquer momento e em qualquer lugar, preservando a sua independência e qualidade de vida. Consiste da prescrição de uma série de exercícios padronizados, visando promover a força e a reaprendizagem motora, ou seja, atuando nas sinapses cerebrais. Além disso, ensina como evitar a inatividade e preservar a vivacidade e amplitude dos movimentos, bem como a qualidade de vida de um modo geral. Isso inclui um caminhar mais ágil, com passos largos, melhora do equilíbrio e da rotação do tronco.

O Fisioterapeuta Rafael Leon da Luz Pinheiro é credenciado no método LSVT BIG e um dos pioneiros da técnica no Brasil, tendo feito seu treinamento e habilitação em Atlanta, Estados Unidos. Ele, que já detinha uma ampla experiência em Pilates, adquirida durante um ano de especialização na Califórnia, soma mais essa especialidade, visando prestar total apoio e conforto aos pacientes na preservação da saúde.

O método LSVT BIG consiste de 16 sessões individuais de fisioterapia com duração de 1 hora, 4 vezes por semana, durante 4 semanas e implica em:

  • Esforço considerável, pelas múltiplas repetições de movimentos corporais.
  • Progressividade, partindo de tarefas triviais e evoluindo para atividades mais complexas e inusitadas.
  • Atividade contínua: pela grande variedade de movimentos incorporados nas atividades diárias.
  • Motivação positiva, com a percepção de que a melhora se estende muito além do fim do tratamento, ao capacitar o paciente para um monitoramento próprio.

Após concluir essa fase do treinamento LSVT BIG, o paciente continua sob supervisão, pois passa por uma reavaliação trimestral, onde são prescritas novas atividades e exercícios a serem realizados em casa, visando manter a motivação e incrementar a socialização.

Para melhores resultados, é imprescindível que o tratamento LSVT BIG seja realizado por um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional credenciado no método.[/somnus_featured_text][/vc_column][/vc_row]